quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Passado, presente e futuro dos maiores festivais musicais no Brasil

        Vamos relembrar aqui um pouquinho da história de grandes festivais que rolaram no Brasil nas últimas décadas e que seguem com força até hoje. O Rock in Rio, Planeta Terra e o mais recente SWU.

Rock in Rio I
Freddie Mercury, vocalista do Queen, no Rock in Rio de 85
[Foto: Divulgação]
        A primeira edição do Rock in Rio aconteceu em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 21 de janeiro de 1985. Uma área de 250 mil m² foi especialmente montada para receber o megaevento. 28 bandas se apresentaram nesses dez dias de puro rock e reuniu 1.380.000 pessoas (gente pra caralho!) e foi um momento histórico para o Brasil, que acabava de sair de uma ditadura e abria as portas pela primeira vez a grandes artistas internacionais.
        As grandes atrações internacionais foram: AC-DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen (sem dúvida, o show mais aguardado pelo público e os caras corresponderam à altura) e Scorpions. Os shows nacionais ficaram por conta de grandes nomes como Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso e Rita Lee.

Rock in Rio II 
        As pessoas aguardaram ansiosas por uma segunda edição do festival, já que a primeira foi um sucesso. O Estádio do Maracanã foi palco para o Rock in Rio II, que aconteceu entre os dias 18 e 27 de janeiro de 1991 e teve um público total de 700 mil pessoas.
42 bandas se apresentaram durante os nove dias de festival com destaque para os shows do Faith No More, Guns N’ Roses, A-Ha e Sepultura.

Rock in Rio III
        Após 10 anos sem Rock in Rio, nascia uma nova Cidade do Rock, construída em Jacarepaguá para comportar 250 mil pessoas por dia. O Rock in Rio de 2001 aconteceu entre os dias 12 e 21 de janeiro, reuniu 1.235.000 pessoas e 160 bandas.
Edição de 2001 do Rock in Rio
[Foto: Divulgação]
        A terceira edição trouxe atrações para todos os gostos musicais (de N’Sync a Guns N’ Roses) e promoveu/apoiou projetos socioambientais com foco em educação. O slogan do festival era “Rock in Rio, por um mundo melhor”. Foi nessa edição também que surgiram outros espaços além do palco principal, onde as apresentações eram divididas por estilos.

        A cabeleireira Bia Ifran, de São Borja, ganhou um ingresso na época pela promoção da rádio Jovem Pan. Segundo Bia, valeu muito a pena ter ido e os melhores shows foram o do Guns N’ Roses e do Pato Fu. Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio, decidiu em 2004 internacionalizar a marca. O festival foi para a Europa, onde teve sucesso e consagrou-se um dos maiores do mundo, tendo edições em Lisboa (2004, 2006, 2008 e 2010) e Madrid (2008 e 2010).

Planeta Terra
        Em sua primeira edição, em 2007, o Festival Planeta Terra reuniu um público de 15 mil pessoas e teve como destaques a banda de rock Kasabian e a cantora inglesa Lily Allen (ainda em começo de carreira e gordinha), com seu hit Smille.
Lily Allen sendo agarrada por fãs no Planeta Terra de 2007
[Foto: Divulgação]
        O produtor Calvin Harris, um dos DJs mais disputados em festivais de todo o mundo participou da segunda edição do Festival Planeta Terra, em 2008. Os ingleses do Kaiser Chiefs fizeram um dos shows mais aplaudidos.
Foi também em 2008 que aconteceu um dos shows mais memoráveis entre todas as edições do Festival Planeta Terra foi, sem dúvida, Iggy Pop & The Stooges. Iggy, na época com 62 anos, dançou e pulou no palco.
        Em 2009, a banda de rock alternativo Sonic Youth subiu ao palco do Festival Planeta Terra. Os nova-iorquinos empolgaram a plateia com suas guitarras distorcida. A dupla britânica The Ting Tings também agradou o público. Os destaques brasileiros ficaram por conta da banda Móveis Coloniais de Acaju e da banda curitibana Copacabana Club.
        O público estimado em 20 mil pessoas, lotou o Playcenter no ano de 2010. Foram doze horas de música e quinze atrações, o destaque maior ficou para o show do cantor Mika, que fez um dos shows mais contagiantes (e purpurinado) da história do festival.

SWU
Regina Spektor cantando na primeira edição do SWU
[Foto: Divulgação]
        A fazenda Maeda em Itu, interior de São Paulo, foi palco da primeira edição do SWU: Music + Arts Festival.  Foram três dias, mais de 70 bandas, 700 artistas e um público total de 150 mil pessoas. O público elogiou a escolha das bandas e os shows, mas fez muitas críticas à organização e à infraestrutura. Alguns problemas que se repetiram esse ano. Destaques para os shows do Rage Against the Machine, Pixies, Regina Spektor e Joss Stone.


     O segundo semestre de 2011 foi marcado por grandes festivais que aconteceram em períodos curtos entre um e outro. Para simplificar a sua vida, no infográfico abaixo você encontra os principais festivais de música que rolaram no Brasil em 2011:


PS: Nenhum alimento foi desperdiçado durante a produção deste infográfico

        O que rolou de mais interessante nos festivais desse ano você pode conferir no nosso videocast abaixo, que traz os principais acontecimentos que se destacaram dos eventos: 



Pretende ir a algum grande festival ano que vem? Confira no podcast o que já está programado para 2012. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário