terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eu quero cinema, bebê!

Fachada do antigo Cinema Variedades de São Borja, onde
atualmente funciona uma loja [Foto: Nycolas Ribeiro]
Quando foi a última vez que você foi ao cinema? Na sua cidade tem cinema? São Borja há alguns anos não tem cinema, mas já foi no cinema que a população samborjense se encontrava. Até os anos 80, o cinema - não só na Terra dos Presidentes -, era ponto de encontro das pessoas, local de diversão, cultura, conhecimento e até mesmo ponto de encontro para casais. Atualmente a maioria dos cinemas do país está nos shoppings, fato que contribuiu para o seu quase extermínio.
         A única opção que tenta resgatar esta aura de magia do cinema na cidade é o Sessão Pipoquinha, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pampa – Unipampa -, idealizado pela professora Mara Ribeiro. O projeto faz sessões de cinema geralmente a cada quinze dias, sempre com um debate sobre temas pertinentes após o filme, as sessões são gratuitas e abertas à comunidade.
              Neste podcast do Funil Hiperativo nós comentamos um pouco sobre a situação dos cinemas no Brasil e ouvimos boas histórias sobre o cinema em São Borja:

Um comentário:

  1. Prof. Alexandre - Achei vocês, caríssimos!
    Muito interessante o blog. Encontrei após avaliar a segunda edição do programa de rádio Funil Hiperativo, que está com ritmo muito bom, locuções apropriadas e entusiasmadas, além de ter ótimo uso de trilhas, que completam o humor proposto de forma muito inteligente.
    Parabéns!
    Ah, ouvi o podcast sobre cinema em São Borja. Bem interessante também.
    Abraços

    ResponderExcluir